segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CG - Como escolher um vestido de festa

Meninas, respondendo aos pedidos do blog, no CG desta semana vou falar sobre um assunto que para muitas mulheres é motivo de preocupação!!
Como escolher um vestido de festa? Não é simples escolher um look para uma festa de casamento, um aniversário, jantar ou coquetel. Mas não fiquem preocupadas que eu vou dar todas as dicas para vocês serem as mais lindas, chiques e elegantes da festa!!

Dicas: Este tópico é muito importante, então prestem bastante atenção. Deve haver uma harmonia entre o seu look e o de seu companheiro. Isso quer dizer que se você estiver com um vestido longo, ele deve usar um terno ou smoking; se você estiver com um look casual como vestitinho curto, florido para usar de dia, ele pode vestir um jeans com camisa ou camiseta e assim por diante. Vejam bem, ele NÃO precisa estar combinando com a cor da sua roupa!!  Isto seria horrível.

Convites e trajes

Entender o traje que um convite pede é fundamental para não correr o risco de pagar mico na festa!! Então vamos continuar...

Passeio ou esporte fino: é pedido normalmente em eventos como batizado, almoços, coquetéis, lançamentos de livros e vernissages.  Este traje é bastante usado por mulheres que precisam ser versáteis. Basta usar um acessório requintado e sem exagero, lenços e echarpes são ótimas pedidas. 
Look ideal:  Tubinho com um blazer por cima, scarpin ou sandálias trançadas com salto alto. Bolsa de tamanho médio a pequeno.



Esporte: é o mais usado em nosso dia a dia, em almoços de família e eventos casuais. Não se esqueçam que traje esporte não é o mesmo traje usado para prática de esporte! Para o look esporte está liberado estampas, tecidos de algodão e jeans. Neste caso nada de brilho, principalmente se o evento for de dia! 
Esporte
Look ideal: jeans, blusinha, sandália, cinto e bolsas grandes a médias.

Social: é usado em eventos noturnos como casamentos, festas de aniversário, jantares importantes, formaturas entre outros. Quando o convite exigir traje social é muito importante manter a formalidade. Agora, fica liberado brilhos, acessórios com pedraria, tecidos nobres como seda e tafetá, sandálias ou sapatos de salto alto. Mas lembrem-se ainda vamos falar sobre o traje Black tie!
Look ideal:  Vestido curto ou longo em tecidos nobres ou com bordados, scarpin ou sandália, bolsa pequena, jóias refinadas.
Para os homens: calça social, camisa, blazer e sapato ou terno e gravata.

Social





Black Tie: de todos os trajes este é o mais glamuroso! Ele pede uma produção completa, vestido maravilhoso, um cabelo elaborado, maquiagem perfeita, sapato e bolsa. Este tipo de traje é pedido em casamentos, festas a rigor, bailes de gala, formaturas e festas muito requintadas. Normalmente vem escrito no convite, e neste caso use Black-tie ou desista de ir a festa! 
 Vestido longo é um ítem obrigatório para as mulheres, podendo variar os modelos: drapeados, com fendas, decotes, estolas de pele quando frio, brilhos etc.. Aqui vocês podem exagerar, mas cuidado para nao cair no brega e no vulgar... Nada de decotes muito profundos... e muita mistura de brilho. Os tecidos indicados são tafetá de seda, cetim de seda - nada de poliéster! Musselina, shantung e renda. Look ideal: Longo, sandália ou scarpin, bolsas pequenininhas e preciosas, echarpe, jóias finas.
Para os homens o ideal é o bom e velho smoking.
Carol - Casamento  Mari e Lu
Dica: Meninas outra importante dica são as cores! Morenas ficam bem com tons mais claros como Nude e mais abertos como amarelo, turquesa e verde esmeralda. Já as branquinhas como eu ficam bem com tons mais escuros como preto, azul marinho ou petróleo, verde garrafa e vermelho fechado.

E claro... qualquer dúvida me perguntem!!!
Eu sou consultora de Moda! Este é meu trabalho, amo fazer isto!
Se alguma de vocês quiserem uma consultoria individualizada é só entrar em contato comigo pelo blog ou por meu e-mail: cdesignmoda@gmail.com

By Carol

7 comentários:

  1. Vc estava muito linda!! Eu me apaixonei por este vestido desde a primeira vez que vc o provou! Mari

    ResponderExcluir
  2. Ola tenho um evento tipo um "baile" chiquetérrimo, o traje é social.

    Posso usar um vestido 2 dedos acima do joelho?

    Vestido florido com o fundo preto está na moda?

    Posso usar vestido preto curto, sapato prata e bolsa preta?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriele!!
    O Vestido curto está muito na moda e pode sim ser usado 2 dedos acima do joelho!! Mas para um baile chiquetérrimo cujo traje é social você deve tomar alguns cuidados:
    - Vestido florido também está muito em alta neste verão! Mas para a ocasião que você quer ele só fica Social se a estampa for bem pequenininha e discreta e se o tecido for plano! Malha não é social.
    - Um vestido preto liso curto é clássico, principamente se for de um tecido mais encorpado como tafetá e shantung. Ele é perfeito para a ocasião, e para ficar mais chique acrescente uma echarpe, e um brinco maior. Para vestidos curtos a melhor opção é uma sandália prata, a bolsa pode ser preta com certeza!!
    Espero ter ajudado!!! Qualquer coisa estou aqui!
    bjos Carol

    ResponderExcluir
  4. Ola, obrigada pela resposta, ajudou muito.

    Mas surgiu uma nova dúvida, vou usar vestido azul royal, acima do joelho, um sapato prata glamuroso, vou com bolsa prata ou preta? E quais outras opções que combinam?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!! Bem as bolsas que mais se encaixam com a peça são pretas e pratas mesmo. Já que você optou pelo sapato prata. Neste caso eu Carol iria com a preta porque não gosto de nada muito certinho... tipo bolsa e sapato super combinando.. rs O dourado aberto também fica maravilhoso com azul Royal! E se quiser ser mais ousada, use uma sandália vermelha bem chique e uma bolsa preta.. ou dourada!
    beijos e boa festa!!!

    ResponderExcluir
  6. para uma festa de final de ano de empresa com tema black tie baile de máscaras, devo usar longo mesmo ou pode ser 1 longuete ou 1 acima do joelho (não curto) mais elaborado? homens de smoking, nada de terno? obrigada!
    joca.

    ResponderExcluir
  7. Oi Joca! Uma festa Black tie pede muita elegância e sofisticação! A moda atualmente permite uma variedade maior de possibilidades para este evento, ou seja os 3 comprimentos de vestido se encaixam muito bem! O longo é o mais tradicional, ele com certeza vai ser a opção da maioria. Os tecidos com cores lisas são sempre mais chiques e clássicos, enquanto os estampados são mais ousados e precisam ser muito bem escolhidos, o tecido deve ser mais fino e leve. Os longuetes eu não indicaria por estar um pouco fora de moda nesta estação. Os curtos são os Best Haves do verão, e se você optar por eles use um de paetês, ou com uma estampa bem chique, ou de tecido muito nobre como chantung de seda. Salto alto é obrigatório! faz toda a diferença! Os pepe toes meia pata acompanham muito bem estes dois estilos e nao deixam o pé doer!! Você vai aproveitar mais a festa! Bem só para complementar as cores do verão são o Coral, Turquesa e os tons fluor!! Use e abuse com muita elegância!!!!!!!
    beijos Carol!

    ResponderExcluir