domingo, 19 de setembro de 2010

Dica de saúde***





Otimizando a perda de gordura através da musculação.

    Quando falamos em perda de peso através da oxidação (queima) dos depósitos de gorduras na atividade física, o tipo de exercício prescrito que primariamente treinadores propõem é atividade aeróbica.
    Todavia, a musculação pode e promove uma perda da composição de gordura corporal por vezes muito maior que somente monótonos dias de esteiras, steps, bicicletas e elípticos.
    Perder gordura consiste, no primeiro momento, na diminuição do percentual de gordura corporal que é determinado por diversas técnicas e representa a parte do total do peso em porcentagem que é composta por células adiposas (gordura).
    Contudo, se tivermos um indivíduo com peso igual a 100kg e percentual de gordura igual a 30%, então este tem uma composição de gordura de 30kg e o restante composto por massa livre de gordura, sendo o verdadeiro objetivo de um programa de perda de peso a obtenção da diminuição deste percentual. No entanto, caso este mesmo indivíduo ganhe 5kg de músculos sem perder sequer um grama de gordura, passa ele a ter um novo percentual de 28,5%.
     Há muitos casos onde a diminuição do peso ocorre “catabolizando” o tecido muscular, ou seja, o corpo consome tecido magro para gerar a energia necessária por vezes restritas em dietas. A conclusão é que, dietas extremas ou muito restritas promovem perda de peso por massa magra, e que nestas condições o percentual de gordura do indivíduo terá aumentado, uma vez que a proporção de tecido gorduroso também aumentou, perdendo mais músculos do que somente gordura.
     E ainda, na visão estética, a flacidez corporal também aumenta, já que ocorreu a diminuição da massa magra, na qual dá sustentação a um corpo “desenhado”.
     Entramos no ponto chave, onde a musculação visa-se mais eficiente mesmo sabendo que os exercícios aeróbicos são os únicos ao utilizarem gorduras como fontes de energia.
     Sabe-se que num indivíduo adulto a diminuição do tecido muscular a cada década ocorre em torno de 2 à 3 kg e que o metabolismo basal segue a mesma tendência e abaixa cerca de 2 à 5% na mesma faixa de tempo.
     A musculação não irá somente prevenir as perdas citadas acima, como também fará aumentar, para cada 1,5 kg de músculos ganhos, cerca de 7% o metabolismo e de 15% as necessidades calóricas diária (Campbell et al, 1994). Em que, consequência haverá um aumento na capacidade e metabolização de gorduras já que estas serão “queimadas” na musculatura durante o esforço e o processo de regeneração da mesma e quanto maior for a quantidade de músculos maior será a queima, sendo que a musculação poderá promover a perda de 2kg de gorduras em 3 meses, mesmo o individuo tendo aumentado a ingestão de calorias em 15%, devido ao ganho de cerca de 1,5 kg de musculatura neste período.
    Concluímos que a musculação tem uma enorme eficiência na perda de gorduras, claro que não devemos  abrir mão  dos exercícios aeróbicos, porém, estes deverão ser realizados de 3 à 4 vezes por semana de 20 à 30 minutos, mais que isso, o individuo terá uma solicitação energética muito grande e não terá energia suficiente para entrar no processo de anabolismo, obtendo os benefícios acima citados que são gerados através do aumento de tecido muscular.


                                                                             Marcio
                                                      Profissional de Ed.Física/Personal Trainer
                                                                    CREF 003234 /MS
 
Contatos: Stúdio Força e Saúde (67)3213-4504/3306-4503/9297-4696

Meninasssss!!!!!...espero que vcs tenham gostado!!!...eu e a Mi estamos fazendo Personal com o Marcio há algum tempo e estamos adorandoooo!!!!

                                                                Bjinhosssssss By Ro
            

4 comentários: