sábado, 13 de novembro de 2010

Dica de saúde ****



   Meninas eu sei que um bom beijo na boca pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e para a mente....mas... às vezes, porém, essa manifestação de carinho representa um perigo à saúde, principalmente agora, quando o "ficar" tornou-se um modelo de relacionamento cada vez mais comum...
   Com a moda de beijar várias pessoas em uma mesma balada, aumenta o risco de voltar para casa com mononucleose infecciosa ou com o vírus da herpes, o que não é nada divertido!
" Em apenas 1ml de saliva de alguém contaminado estão presentes 500 mil exemplares da bactéria Streptococus mutans, responsável pelas cáries, além de 250 outros organismos nocivos à saúde bucal"

      Bom... hoje eu vou explicar sobre a mononucleose infecciosa...conhecida popularmente como a doença do beijo. Trata-se de uma síndrome que atinge, principalmente, pessoas entre 15 e 25 anos. Ela é causada pelo vírus Epstein-barr, e os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta, inflamação dos gânglios linfáticos e mal-estar generalizado.É uma doença benigna e a minoria evolui para as formas graves(Hepatite, Encefalite...)
    A mononucleose confere imunidade permanente, ou seja, só se pega uma vez...meninasssss...tem que ter consciência até para beijar!!!!...é imprescindível conhecer o parceiro ou parceira!!!!...


                                     Fica a dica... Dra.Roberta (médica Infectologista CRM-MS 4036)

6 comentários:

  1. Eu acho muito importante as pessoas terem consciência!

    ResponderExcluir
  2. Adorooooo as dicas de saúde! thanks backstage!

    ResponderExcluir
  3. Gostei! este blog sempre preocupado com a saúde!

    ResponderExcluir
  4. Adoro as dicas de saúde!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rô,

    Me tira uma dúvida: a prática de compartilhar objetos de higiene pessoal pelas crianças, como escova de dentes, copos, talheres, chupeta, é muito comum; sendo assim, eles correm o mesmo risco de adquirir essa doença? Nesse caso, o que fazer?
    Beijos
    Paula Lima.

    ResponderExcluir