segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dica de saúde***

 Uso de sabonete íntimo feminino ajuda a prevenir infecções

    A variedade de sabonetes íntimos femininos é grande. Mas, afinal, esses produtos realmente trazem benefícios à saúde?...tudo indica que sim,  eles ajudam a prevenir infecções principalmente Candidíase.
  "A mulher corre mais risco de contrair infecção porque apresenta uma variação da imunidade ao longo do ciclo menstrual. Além disso, a vagina está muito próxima ao ânus, o que favorece a contaminação dessa região".
   O pH da vagina é ácido (varia de 3,8 a 4,2), o que torna o ambiente ideal à sobrevivência dos bacilos de Doderlein, também conhecidos como lactobacilos, responsáveis pela defesa contra micro-organismos. No entanto, situações de estresse, baixa resistência do organismo, aproximação da menopausa e mudanças produzidas pelo desequilíbrio hormonal o afetam.
  Se há uma queda brusca da imunidade com desequilíbrio da flora, a pessoa fica sujeita ao ataque de fungos como a Cândida, que provoca coceira intensa e corrimento, ou ainda à contaminação por bactérias que se proliferam melhor em pH mais alcalino. "Outras infecções, como a vaginose bacteriana, que causa mau cheiro perceptível, principalmente após relações sexuais, podem ser predispostas por essa alteração do pH".
   A dica é escolher um bom sabonete íntimo e  verificar se este contém ácido lático, o que garante a manutenção do pH ácido vaginal. "Mulheres de todas as idades podem usar, porque não há contraindicação. Inclusive, esse produto é bastante recomendado para as que estão na menopausa e grávidas".

OBS:  Pessoas com alta sensibilidade ou antecedentes de quadros alérgicos devem seguir a orientação do seu ginecologista.
  

                                       Bjinhossss By Roberta (médica Infectologista CRM-MS 4036)

9 comentários:

  1. Ro, eu tenho mas nunca uso! agora vou começar a usar! depois de saber que é bom!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô, tô sempre ligada nas suas dicas de saúde. Beijos de boa semana!
    Paula Lima

    ResponderExcluir
  3. eu uso o lucretin e adoro!

    ResponderExcluir
  4. Adorei e uma ótima semana para vocês meninas!

    ResponderExcluir
  5. É SUPER IMPORTANTE suas dicas Ro!
    Um beijo
    Karina

    ResponderExcluir
  6. Dra.Roberta
    Ele serva também para tratamento de candidiase?
    eu sempre tenho! sou muito nervosa!
    beijos
    Liliana

    ResponderExcluir
  7. Oi Liliana!
    Ele não serve para tratamento e sim para prevenção!
    Bjinhossssss

    ResponderExcluir
  8. eu passei a usar sabonete intimo há pouco tempo!
    estou gostando bastante!

    ResponderExcluir